Conheça os alimentos funcionais que nos deixam mais bonitas

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Olá!!

No post de hoje vamos falar sobre alimentos que são verdadeiros aliados da beleza.

Alimento funcional é todo alimento ou ingrediente que, além de nutrir, possui alguma função benéfica ao organismo.

Pele bonita, corpo em forma e cabelos sedosos são desejos de todas as mulheres que podem ser conquistados com a ajuda da alimentação. O segredo está na escolha de alimentos que possuem vitaminas e antioxidantes.

O alimento funcional pode se apresentar de três formas distintas:

– Natural: quando está pronto para o consumo, como frutas e legumes.

– Industrializado: quando é produzido pela indústria, como cápsulas de Ômega 3, óleo de coco, etc.

– Adicionado: quando a substância funcional é incluída na formulação de um produto, como os leites fermentados com Lactobacillus.

Existem muitos estudos relacionados à nutrição estética, que é aquela que contribui para a nossa aparência. Eu pesquisei sobre alguns alimentos naturais que nos ajudam a ficar cada vez mais bonitas.

São eles:

  • Alho e cebola – são ricos em alicina e quercetina, que ajudam a bloquear as inflamações no organismo.
  • Tomate – possui licopeno e betacaroteno, que têm ação antienvelhecimento, através da diminuição da ação dos radicais livres.
  • Repolho, couve, couve-flor, nabo e brócolis – contêm indóis e enxofre, substâncias que atuam no crescimento e no fortalecimento dos cabelos.
  • Soja – contém arginina, cuja ação é imunoestimulante, ativando o colágeno. Os fitoesteroides e saponinas, também componentes da soja, aumentam a imunidade e diminuem os sintomas da menopausa.
  • Frutas e verduras – são ricas em substâncias antioxidantes, fibras solúveis e insolúveis que aceleram o trânsito intestinal, contribuindo para eliminação de toxinas. Recomenda-se a ingestão diária de, no mínimo, cinco porções de diferentes espécies e cores.
  • Chá verde – inibe a atividade da lípase intestinal (pancreática). Esse efeito se traduz em uma menor absorção de triglicerídeos e colesterol, podendo também acarretar no menor ganho de peso.
  • Gengibre – possui ação anti-inflamatória, antifúngica e antioxidante, além de estimular a circulação.
  • Vegetais verdes – têm alta concentração de vitaminas antioxidantes, principalmente betacaroteno, ácido fólico e magnésio, que combatem o envelhecimento da pele.
  • Frutas cítricas – São ricas em betacaroteno, flavonóides, terpenos, limonoídes, cumarinas e vitamina C, que agem como estimulantes do colágeno.
  • Azeite de oliva extravirgem – é rico em ômega-9 e vitamina E, que auxilia na proteção aos danos causados pelos radicais livres com relação ao envelhecimento da pele.
  • Pimenta vermelha, alho, cebola, gengibre, açafrão, tomilho, canela e orégano – possuem ação termogênica, ou seja, aceleram o metabolismo das gorduras.

É necessário que a ingestão destes nutrientes seja regular para que seus benefícios sejam alcançados.

Recomenda-se o consumo diário de vegetais, frutas e cereais integrais, já que grande parte dos componentes ativos citados são neles encontrados.

Além disso, vale lembrar que esses alimentos somente atingem suas propriedades funcionais quando fazem parte de uma dieta balanceada.

Comentários

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