Dicas para combater a queda de cabelo

Postado por:

Olá! Tudo bem com vocês?

O post de hoje é sobre como combater a queda de cabelo. Existe vários fatores que podem causar a queda dos fios (como problemas nutricionais, hormonais ou hereditários), mas eu vou falar sobre a queda devido à quebra, que ocorre  normalmente com cabelos quimicamente tratados.

Eu tenho pouco cabelo e os fios são muito finos e frágeis. Além disso, há muito tempo faço todo tipo de química (tintura, alisamento..) o que também colaborou com o fato de que havia fios de cabelo espalhados pela casa inteira.

No entanto, isso não é um problema somente de quem tem fios finos, pois eu tenho uma amiga que tem bastante cabelo e fios grossos que também sofre desse mal.

Bom, eu não ligava muito pra isso até eu tirar o mega hair. Sim, eu usei mega durante uns seis meses! Fiz a técnica de microlink, que prende mechinhas de cabelo em pequenos anéis de metal. Quando tirei, percebi que os fios estavam ainda mais quebradiços e que a quantidade de cabelo que estava caindo era assustadora.

Eis que decidi combater o problema! Pesquisei muito e descobri algumas coisas empiricamente também. Deu muito certo, tanto que hoje não encontro mais fios “por aí” e o meu cabelo está bem mais encorpado. Se você também está com o cabelo quebrando e caindo muito, preste atenção nas dicas a seguir! =)

Dica 1: evite o secador de cabelo. 

Eu fazia escova no cabelo todo santo dia, para deixá-lo bem liso. Eu via aquelas centenas de fios sendo arrancados mas não me importava, contanto que o resultado fosse perfeito. Agora eu decidi assumir o meu cabelo meio ondulado… eu lavo a cabeça e deixo secar naturalmente.

Dica 2: evite processos químicos

Neste item eu radicalizei. Parei de fazer escova progressiva e decidi parar de tingir. Já fazem 4 meses que eu não faço nenhum tipo de química. Embora o cabelo já não seque “liso perfeito”, está muito mais suave e sedoso. Ao toque a diferença é enorme.

Dica 3: penteie o cabelo poucas vezes

Parece estranho, mas acho que me ajudou muito. Eu percebia que quando eu escovava o cabelo seco, os fios quebravam muito. Hoje eu penteio o cabelo somente uma vez por dia, quando lavo. Depois, só dou uma ajeitada com as mãos ou, se muito necessário, escovo a franja.

Dica 4: não lave o cabelo todo dia

“Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.” Certamente esse hábito ajuda a evitar a queda e a quebra dos fios, mas no meu caso é impossível, pois tenho o cabelo muito oleoso e por isso lavo diariamente.


Dica 5: prenda o cabelo com elásticos apropriados

Evite prender demais o cabelo, para que os fios não quebrem devido ao elástico. E procure deixar o mais frouxo possível.

Dica 5: medicamentos anti-queda

Sim, eles funcionam!!! Eu fiz três meses de tratamento com Pantogar e três meses com Innéov. O melhor é que esses produtos, além de cuidarem do cabelo, também melhoram a aparência das unhas. Gostei muito. O cabelo quebra muito menos, a queda diminui e, após alguns meses de uso, é possível observar muitos fiozinhos novos nascendo. Outro dia eu vou resenhar os dois medicamentos para compartilhar a experiência com mais detalhes.

Qualquer dúvida ou se tiver alguma outra dica, deixe nos comentários!

Um beijo!