Dicas para curtir os blocos de Carnaval de rua

Postado por:

Olá! Tudo bem com vocês? O Carnaval está chegando e por isso decidi fazer esse pequeno “manual de sobrevivência” para blocos de Carnaval de rua.

Durante a infância, eu adorava as festas de Carnaval que aconteciam nas escolas. A minha mãe caprichava na minha fantasia e eu me entregava à folia toda animada.

blocos de carnaval de rua Orquestra Voadora

Orquestra Voadora

Durante a adolescência, ainda em Curitiba, me afastei um pouco devido à falta de opções nesse período na minha cidade.

Foi quando comecei a namorar o Erick, que é um grande folião, que o Carnaval voltou a fazer parte da minha vida. Foi em 2010, quando os blocos de rua estavam voltando a acontecer no Rio. No nosso primeiro Carnaval juntos, ele me convidou pra passar uns dias na Cidade Maravilhosa e eu decidi experimentar.

blocos de carnaval de rua Orquestra Voadora

Orquestra Voadora

Como ele já tinha falado que amava o Carnaval, e iríamos a bloquinhos na rua, sob um sol escaldante, surgiu a terrível questão: o que vestir?

Bom, hoje, como carnavalesca de rua já experiente, rs, tenho algumas dicas para dar!

1. Use uma roupa fresca e confortável

A não ser que você decida abrir mão do seu conforto em nome de uma fantasia alegórica (como o Erick costuma fazer sem titubear), aconselho que a sua roupinha seja, em primeiro lugar, fresca. Caso contrário, você vai passar calor, a sua pressão vai baixar, você vai ter dor de cabeça… enfim, não vai dar certo.

blocos de carnaval de rua blocos de carnaval de rua Orquestra Voadora

2. Vá de tênis

Por mais que alguns blocos de Carnaval sejam na praia, eu aconselharia mil vezes que você vá de tênis. Isso porque vai ter centenas de pessoas pulando ao mesmo tempo do seu lado, você provavelmente vai andar de ônibus/metrô e, o mais importante: você pode precisar encarar o banheiro químico. Um tênis velho e meias vão garantir que seus pezinhos voltem para casa sãos e salvos.

blocos de carnaval de rua Orquestra Voadora

Orquestra Voadora

3. O que levar nos blocos de Carnaval de rua

Perfeito seria levar somente uma doleira com um documento, dinheiro e celular. Mas eu sugiro que você leve também uma bolsinha com protetor solar, lenços umedecidos e, porque não, um batonzinho? Rsrs Ah, dependendo da temperatura é interessante levar uma sombrinha para se proteger do sol.

blocos de carnaval de rua Orquestra Voadora

Orquestra Voadora

4. Outras dicas

  • Lembre-se de beber água para manter-se hidratada.
  • Eu particularmente evito os blocos à noite, pois me sinto insegura, mas essa escolha é muito pessoal. Eu prefiro ir aos bloquinhos de manhã e de tarde.
  • Alimente-se. Se não for possível parar em um restaurante, o milho cozido é sempre uma opção nutritiva e pouco calórica que tem em qualquer lugar.
  • Cuidado com os bêbados, especialmente se você for um deles. rs

blocos de carnaval de rua Orquestra Voadora

Ah, caso você não conheça, algumas fotos acima foram tiradas no bloco da Orquestra Voadora, que para mim é um dos mais legais. Nesse ano o desfile vai ser no dia 17/02 às 15 h no Aterro do Flamengo. Para mais informações, acesse http://www.orquestravoadora.com.br/ .

Clique aqui se quiser ver um calendário completo dos blocos de Carnaval de rua do Rio.

Durante essa semana eu vou publicar vários outros posts sobre o Carnaval, com muitas idéias criativas e originais de fantasias.

Se você tiver alguma outra dica, deixe nos comentários! =)

Um super beijo,

Rafa