Trilha no Parque Nacional Serra dos Órgãos, em Teresópolis, RJ

Postado por:

Na semana passada estive em Teresópolis (região serrana do Rio) a convite de uns amigos para conhecer o Parque Nacional Serra dos Órgãos. Passei um dia lá e gostei muito.

Parque Nacional Serra dos Órgãos Teresópolis

O parque é uma unidade de conservação criada em 1939 composta por uma área de vinte mil hectares que abrange os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Mirim.

Parque Nacional Serra dos Órgãos

Além das paisagens maravilhosas, o parque possui várias opções de lazer, como cachoeiras, piscinas naturais, trilhas e áreas para piquenique.

Parque Nacional Serra dos Órgãos

O horário de visitação é das 8 às 17h e a entrada custa em torno de 15 reais.

Parque Nacional Serra dos Órgãos

Visitamos o parque em um domingo e foi bem fácil de achar o lugar e estacionar. Andamos um pouco e já encontramos uma cachoeira muito linda, onde passamos boa parte do dia. Estava fazendo muito sol, mas a própria vegetação faz muita sombra e a água do rio é bem gelada.

Parque Nacional Serra dos Órgãos

No PARNASO existem algumas lanchonetes e lojinhas, mas caso a sua intenção seja curtir as cachoeiras ou fazer trilhas, é recomendável que leve uns lanchinhos e água, pois no meio da mata obviamente não tem nada pra comprar. Ah, repelentes, protetor solar e uma canga também são bem-vindos.

Parque Nacional Serra dos Órgãos

Depois de algumas horas aproveitando a cachoeira decidimos fazer uma trilha. Como já era meio tarde, em torno de 15 hrs, optamos por uma trilha mais curta, a Trilha Mozart Catão.

Parque Nacional Serra dos Órgãos

O parque possui 6 opções de trilhas, e é legal que na entrada é distribuído um panfleto com informações sobre a extensão, grau de dificuldade e duração de cada uma delas.

Parque Nacional Serra dos Órgãos

A Trilha Mozart Catão possui dificuldade moderada e dura em torno de 40 min. No início tinha umas subidas maio cansativas (ou eu estava preguiçosa, não sei, haha), mas depois o terreno fica plano e torna-se bem mais agradável. No final, existe um mirante muito legal de onde é possível observar tofa a cidade de Teresópolis (que, por sinal, é muito maior do que eu pensava).

Parque Nacional Serra dos Órgãos

O parque é gigantesco e com certeza ainda vai render muitas visitas. Fiquei com muita vontade de ir numa piscina natural enorme que tem bem na entrada, mas ela estava em manutenção. Além de várias outras trilhas muito interessantes. Bom, com certeza não irão faltar motivos para que eu retorne. Se você é apaixonado pela natureza como eu, vai amar com certeza.

Beijos,

Rafa